Prefeitura na Comunidade visita Cruzeiro e CristalAs regiões Cruzeiro e Cristal foram o destino da quinta visita do projeto Prefeitura na Comunidade. A partir das 9h desta quinta-feira, 30, o prefeito José Fortunati e os secretários do governo realizaram um roteiro por locais importantes dos bairros. (fotos)
A primeira ação conferida pela equipe do governo foi o projeto para a duplicação da avenida Tronco, que teve como ponto de encontro a rotatória de início da obra. Na ocasião, foi apresentado para as lideranças locais o projeto de reurbanização da avenida, que se constitui em duas pistas com ciclovia e pistas exclusivas de ônibus, com 4,65 quilômetros de extensão e nove estações, e irá propiciar uma série de investimentos de urbanização para a região. (vídeo)
De acordo com o prefeito, a avenida é uma das principais obras para a Copa de 2014, tanto pela sua importância viária como pelo seu impacto social. “A Tronco é uma complexa obra, que deixará um enorme legado de desenvolvimento para mais de 1,3 mil famílias que vivem na extensão da avenida”, afirmou. Fortunati destacou ainda as reuniões semanais realizadas pela prefeitura com a comunidade e lideranças da Grande Cruzeiro. “As reuniões permitem o diálogo e a construção em conjunto com a comunidade, buscando as melhores soluções nesse processo de reurbanização”, disse o prefeito.
Ainda na Vila Cruzeiro, a equipe visitou a creche comunitária Amavitron, a Associação de Moradores do Núcleo Prisma e Arredores e a Escola de Qualificação Profissional da Vila Barracão.
Socioambiental - Na Região do Cristal, a equipe esteve no canteiro de obras da estação de bombeamento e da chaminé de equilíbrio do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que tem como objetivo aumentar para 77% a capacidade de tratamento do esgoto da cidade, que hoje é de 27%. O diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, apresentou as plantas do projeto em execução. Na sequência, a comitiva visitou o Centro de Transformação Socioambiental, que proporciona geração de trabalho e renda, qualificação profissional e atividades culturais à população dos reassentamentos habitacionais do Pisa e demais moradores em vulnerabilidade social da região Cristal.
O roteiro contemplou uma visita à Casa de Nazaré, conveniada com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que atende, com trabalho educativo, cerca de 200 crianças. A equipe também esteve na Associação dos Moradores da Vila Mato Grosso, visitando a Unidade de Saúde da Família Mato Grosso, uma demanda do OP de 2008, que terá nova sede.
O roteiro encerrou com o almoço no Galpão Crioulo da Associação Santa Anita.
Prefeitura na Comunidade - O projeto visa a estreitar as relações entre a prefeitura e as comunidades. Até o final do ano, o projeto percorrerá todas as 17 regiões do Orçamento Participativo (OP), com o objetivo de verificar o andamento de obras, implantação de projetos e qualificar os serviços prestados aos cidadãos.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=132751&p_secao=3&di=2010-09-30