sábado, 24 de janeiro de 2009


Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 - Coluna do Macedo - DIARIO GAUC HO - RADIO GAUCHA
Vila Tronco protesta contra violência no trânsito

Moradores da Vila Tronco Postão, no Morro de Santa Teresa, em Porto Alegre, protestam contra a falta de segurança no trânsito da avenida Moab Caldas. A revolta decorre da morte do jovem Daniel Júnior, de 15 anos, que foi atropelado a poucos metros do posto da Brigada Militar no último sábado. Religioso e educado, o adolescente era coroinha da Paróquia Medianeira e apontado como exemplo em toda a vizinhança por seu bom desempenho escolar. O acidente foi causado por um motorista aparentemente alcoolizado, mas a Associação dos Moradores alega que a imprudência foi potencializada pela omissão do poder público. É que, desde 2006, prefeitura e Eptc tem ignorado os pedidos da comunidade de melhor sinalização na avenida.
Mortes e invalidez

O clima de insatisfação aumentou após a tragédia do final de semana porque essa não foi a primeira ocorrência fatal. A Associação relaciona mais quatro acidentes graves. Em outubro de 2007, o garotinho Nicolas, de cinco anos, foi atropelado. Sobreviveu, mas perdeu as funções motoras. Está condenado a viver entrevado numa cadeira de rodas. Os outros casos foram no ano passado. Em julho, o atropelamento de pedestre por motoqueiro causou a morte dos dois. Em setembro, um menino de quatro anos morreu atropelado. Em novembro, novo atropelamento. A vítima foi um rapaz que segue internado no HPS, em estado vegetativo. Como se observa, a situação da Moab Caldas é grave e depõe contra a eficiência da Eptc na proteção aos pedestres. Qual é a explicação dessa vez?



TRANSITO NA CAPITAL
MORADORES PEDEM REDUTOR E SINALEIRA
Publicado: 24/01/2009 - Edição de Sabado e Domingo


Atropelamentos na Avenida Moab Caldas, no Bairro Santa Teresa, preocupam a comunidade. EPTC promete reforçar sinalização no local.Surtiu efeito o protesto de moradores do entorno da Avenida Moab Caldas, Vila Tronco, na Capital, após mais um atropelamento com morte no local. Em reunião com a comunidade, a EPTC prometeu instalar, até segunda-feira, dois redutores de velocidade no trecho mais perigoso, entre o Centro de Saúde da Vila dos Comerciários e o posto da Brigada.– Pedimos mais segurança aqui desde 1999, mas nunca fomos atendidos. Agora, prometem de novo – diz o presidente da Associação de Moradores da Vila Tronco, Michael Santos.A vítima mais recente foi Daniel Silva de Oliveira Júnior, 15 anos, atropelado sobre a calçada em 16 de janeiro. O motorista estaria alcoolizado e trafegava em alta velocidade.- Colaboração de todos é importanteA associação diz que, desde outubro de 2007, quatro pessoas morreram e duas ficaram com sequelas após terem sido atropeladas na via. A proximidade de creches comunitárias e escolas também preocupa.– Para um trânsito seguro, todos devem colaborar, inclusive os moradores, retirando eletrodomésticos e carros abandonados da via – diz o assessor comunitário da EPTC, Jorge Ribeiro
eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

Algumas ações propostas pela EPTC
- Implantação de tachões para redução de velocidade.
- Estudo para implantação de lombada.
- Fiscalização de trânsito por radar móvel.
- Estudo de restrição de estacionamento de veículos.
- Revitalização geral da sinalização.
- Estudo para implantação de sinaleira.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PREFEITURA FAZ NOVAS PROMESSAS!

Nesta Quinta-feira, dia 22/01/09, as 10h no CAR Glória/Cruzeiro/Cristal foi realizada a prometida reunião entre representantes de diversos órgãos da Prefeitura, da Brigada Militar e de representantes da comunidade da Vila Tronco Postão. O Assunto principal foi a segurança do trânsito da Avenida Moab Caldas e seu entorno, motivado pela manifestação pacífica e indignada dos moradores pelo acidente que resultou em mais uma vitima fatal,ocorrido dia 16/01/09. Estiveram presentes representantes da EPTC, SMOV, DMLU, mediado pelos representates do CAR Glória. Embora houvesse um esforço desses representantes em demonstrar trabalho realizado na comunidade, os representates comunitários presentes não se satisfizeram. Foram exigidas medidas rápidas e eficazes para resolver a insegurança dos moradores. Foi demonstrado através de documentos as inúmeras solicitações de melhorias, inclusive de vários vereadores de diferentes partidos que integram a base do governo municipal.
O presidente da Associação Tronco-Postão entregou a todos os participantes da reunião um ofício solicitando ações de melhoria na sinalização de trânsito, iluminação pública e abandono de veículos em logradouros públicos.
Ao final, o representante da EPTC comprometeu-se com as seguintes ações:
01. Implantação de tachões, para redução de velocidade, de forma provisória até Segunda-Feira(26/01/09).
02. Realização de estudo de implantação de lombadas.
03. Realização de fiscalização de transito, em especial de controle de velocidade, através de radar móvel.
04. Realização de estudo de restrição de estacionamento de veículos ao longo da avenida.
05. Revitalização geral da sinalização de trânsito da Avenida Moab Caldas, rua Professor Manoel Lobato e entorno.
06. Estudo de viabilidade de implantação de sinaleira para pedestres em frente a Escola Alberto Bins, em Março de 2009.
07. Estudo de implantação de sinaleira na Av. Moab Caldas com a Rua Francisco Macena Vieira.
Ficou acordado também que será realizada uma reunião pública na próxima semana em que os diferentes orgãos da prefeitura de Porto Alegre irão apresentar para os moradores da Vila Tronco Postão as realizações até agora realizadas e as futuras ações planejadas.
Decidiremos junto com a comunidade se estas ações são suficientes para resolvermos nossas necessidades, e acompanharemos a realização das novas promessas da prefeitura.
CAR GLORIA/CRUZEIRO/CRISTAL

Justiça seja feito. Sempre que acionadas as Funcionarias Vera e Iracema do Adminstrativo do Car Gloria sempre foram prestativas nos encaminhamentos dos pedidos da nossa comunidade.
Elogiaremos sempre quem se dispoe a ser educado, atencioso e prestativo a nossa comunidade. Que é caso das duas funiconarias. Continuem assim.

REIVINICAÇÕES POR MELHORIAS NA SEGURANÇA DO TRANSITO DA MOAB SÃO ANTIGAS


FOTO DA MANIFESTAÇÃO DE OUTUBRO DE 2007
A preocupação da comunidade pelo término dos acidentes de trânsito na Av. Moab Caldas são antigas. Já em 2007 os moradores da Vila Tronco Postão realizaram uma manifestação pública em protesto ao atropelamento do menino de Nicolas, que na época tinha apenas 5 anos de idade e estava em estado grave na UTI do HPS e consequentemente ficando paraplégico.

Levantamentos feitos pela Associação de Moradores na Câmara de Vereadores constatou também a preocupação de vários vereadores com o tema. Em 1999 e 2000 o Vereador Joao Carlos Nedel solicitou a implantação de sinaleira na Av. Moab Caldas com a Francisco Macena Vieira. Em 2001 o Vereador Aroldo de Souza solicitou a implantação de sinaleira ou de redutor eletrônico de velocidade na Moab Caldas.Em 2007, o Vereador Adeli Sell solicitou a implantação de redutores de velocidade na Av. Moab Caldas e em frente a Escola Alberto Bins. Em 2008 a Vereadora Maria Luiza solicitou a repintura de faixas de Segurança para pedestre na Av. Moab Caldas, bem como o conserto do asfalto da Avenida.

Além disso, foram vários oficios, pedidos de agendas e manifestações que não foram atendidos. E os acidentes continuaram. A inércia da EPTC não se justifica diante de tantos pedidos e dos alarmantes números de acidentes de trânsito, em especial os com vítimas.

COMUNIDADE FAZ MANIFESTAÇÃO PELO FIM DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NA MOAB CALDAS


Nesta terça-feira, dia 20/01/09, os moradores da vila Tronco-Postão realizaram um ato público exigindo ações da prefeitura para que termine as morte na Av. oab Caldas. O atropelamento que resultou na morte do jovem Daniel Jr., na última sexta-feira, chocou a comunidade. Organizado pela Associação de Moradores, às 17h foi realizada uma caminhada pacífica, com faixas e palavras de ordem ao longo da avenida. Estavam presentes familiares do jovem morto. O clima era de consternação pela morte de Daniel Jr. e de indignação pela falta de ações do poder executivo municipal de inibir os constantes acidentes de trânsito.
Foi cobrada a presença de representantes da Prefeitura de Porto Alegre, que só compareceu após a intervenção providencial da Brigada Militar, através do tenente Cleide.
Foi encaminhada uma reunião com órgãos da prefeitura e da comunidade para o dia 22/02/09, às 10h no CAR Glória/Cruzeiro , a fim de discutir-se as necessárias ações de segurança do trânsito.
Estaremos lá, a fim de cobrar melhorias pedidas a vários anos.

ABANDONO E DESCASO FAZEM MAIS UMA VÍTIMA FATAL NA AV. MOAB CALDAS !

Associação de Moradores da Vila Troco Postão denuncia:

O descaso da EPTC e do Prefeito Jose Fogaça fez mais uma vítima na Av. Moab Caldas, antiga Avenida Tronco, Morro Santa Teresa, próximo ao Posto da Brigada Militar da Grande Cruzeiro, no último sábado, 16/01/09.
O Jovem Daniel Junior, 15 anos, secundarista, religioso, era coroinha da Paróquia Medianeira e auxiliava o Padre nas Missas de Sábado.
Educado, querido pela comunidade, admirado pelo excelente desempenho escolar, onde despontava com as melhores notas nas provas de avaliação.
Um jovem aparentemente alcoolizado, dirigindo uma camioneta lhe tirou a vida.
Imprudência do atropelador? SIM.
Mas também descaso. Desde 2006 "imploramos" junto a EPTC e ao Prefeito Fogaça que sinalizem melhor a Avenida. Pedimos faixas de segurança, quebra-molas e redutores de velocidade ao longo da Avenida. Nada foi feito!
Daniel foi atropelado a poucos metros do Posto de Policia Militar da região. E a alguns metros de outros graves acidentes:

Outubro de 2007 - A criança Nícolas de apenas 5 anos é atropelada, perdeu as funções motora. Condenado a viver numa cadeira de rodas.
Julho de 2008 – Motoqueiro atropela pedestre e os dois acabam tendo morte instantânea.
Set. de 2008 – Menino de 4 anos morreu vítima de atropelamento;
Nov de 2008 – Rapaz é atropelado e está em estado vegetativo, ainda internado no HPS.
Infelizmente, esses são apenas alguns dos acidentes ocorridos aqui na Avenida.
Os pedidos de providências, pedidos de melhorias junto a EPTC estão no BLOG da nossa Associação de Moradores. WWW.TRONCOPOSTAO.BLOGSPOT.COM.

Michael Santos
Presidente Associação de Moradores
Tronco Postão

INCÊNDIO DESTROI QUATRO CASAS NA TRONCO


Infelizmente quatro familias ficaram desabrigadas na noite do ano novo. O incêndio que atingiu mais de 12 metros poderia ter causado estragos muito maiores.

Parabéns ao Corpo de Bombeiros que deslocou dois caminhões para apagar as chamas.

A defesa civil e o Demhab em três dias cosntruiram as casas de "em ergência" para abrigar as familias e a comunidade mais uma vez, se solidarirozou doando alimentos, roupas e utensilios domesticos para as familias atingindas.